sábado, 1 de janeiro de 2011

It's Over!

Sim, acabou!Agora é 2011...
Tenho a impressão de que recebi um pacote com 365 folhas sem pauta ebrancas pra preenchê-las.Alem do que, ontem a noite, eu joguei um pacote, tbm de 365 folhas no meu arquivo.Essas no entanto, eram diversas: amareladas, rasgadas, perfumadas...folhas.
O livro com a capa entitulada '2010' não chama muito a atenção, entretando na sua última pagina havia reticencias... Aí comecei a escrever o próximo.
Meu 23° livro, se assim posso metaforizar.

Lembro de Drummond:

 "Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?"





O que escrever?!

...


Um livro como esse não é premeditado.
Impossivel!
Até mesmo pq no teatro da vida, ensaios não são permitidos.
E porque "viver" é um verbo transitivo direto [ou seja, ele é um verbo de ação] eu só posso viver, 'vivendo'.E ainda que eu o passe para a voz passiva, continuarei a ser a agente da ação : "a minha vida é vivida por mim".
Já se deu conta de tamanha responsabilidade?
Manter o nivel de oxigenio, gas carbonico, sodio , potassio, vitaminas, ATP, proteinas, agua, nitratos equiligrados no organismo, o coração batendo, o cerebro funcionando, os musculos em movimento, os olhos enxergando, os ouvidos ouvindo, a pele sentindo, os linfocitos resistindo, enfim, a 'máquina da sua vida' funcionando em dia,não é tarefa nem um pouco fácil.Ainda mais porque a seleção natural está agindo impiedosamente 'lá fora': há varias colunas de pressao sobre a sua cabeça, há competidores ferrenhos querendo te eliminar, como bacterias, virus , fungos e pessoas [como diria minha avó, confie nelas DESCONFIANDO!], há objetos cortantes, aviões no céu, animais peçonhentos....Oops!Acho q me esqueci de um detalhe trivial :há mais vida lá fora'.
E cá entre nós, se a tarefa fosse mesmo tão dificil assim, o que vc e eu estariamos fazendo aqui agora?Já pensou nisso?
O mais dificil já foi feito, já foi criado.Antes mesmo que vc ou eu estivessemos aqui, as respostas pra tudo já haviam sido encontradas.Nota-se que num livro escrito ha mais de 4 mil anos "Eclesiastes" há algo escrito assim: "Nada daquilo que o homem descobriu sobre a terra era inexistente", ou seja, recebemos tudo pronto.Ainda ha pouco, ouvi alguem dizer que os passaros não se preocupam com a sua sobrevivencia, eles voam atras daquilo q precisam.Por quê? Pq algo ja os espera.
Portanto, para 2011, eu sugiro a paz.
Paz?
Sim.
"Huun...é mesmo!Tomara que os EUA retire as sua tropas do Iraque e ...."
Nãaaao.Essa é mais uma paz que eu quero, mas a PAZ  q eu quero e que eu desejei pra muita gente nessas ultimas semanas é paz de espirito , aquela que deixa o coração em silencio.

[Convido a parar um instante e lembrar em que momento de 2010 essa sensação esteve presente.]

Quando vc tem paz, raciocina e quando raciocina, não erra.
Assim, PAZ será a primeira palavra que eu escreverei no meu livro, pois como diria Thomaz A. Edson "Talento é 1% inspiração e 99% transpiração".O meu livro poderá não ser o best-seller do ano, mas hj , ao iniciá-lo, eu acredito no seu final , no fato de que estarei apta a dar-lhe continuidade por muito tempo.
Só quem tem uma vida sabe o quanto ela é importante.Isso soa obvio?Então deixe -me dividir o episódio dessa 1° manhã de 2011.
Minha mãe contou-nos uma de suas recordações: Tadeu, o seu 1° filho q morreu aos 7 meses com meningite[confesso q ela ainda não superou isso, apesar de fazer 34 anos].


"Em 1° de janeiro de 1977 amanheceu um dia sem nuvens, o ceu estava azul e o dia convidativo a um passeio.Foi o 1° do Tadeu, q tinha 4 meses.Moravamos na roça, então não acostumavamos a sair com frequencia, ainda mais pq o risco de que a criança adoecesse era eminente.Quando cheguei na casa da tia Maria, todos fizeram uma festa quando me viram com ele.Todo dia 1° tem a sua beleza e a sua saudade..."




Pode ser que nem tudo deu certo ano passado e que eu tenha sentido muita raiva disso, ou ainda que eu tenha milhares de motivos pra desistir de ter um futuro legal e começar 2011 numa deprê danada.Mas a minha vida não é só minha e nem é tão dificil de viver assim.Sabe o papo de que tudo ja foi feito?O mais dificil, pelo menos, já foi.Já ouviu um lance sobre a "sopa dos mares"?Aquele negócio sobre a atmosfera primitiva?Pois bem, era tudo um aglomerado de átomos no ínicio da criação.
Pense na magnitude da coisa.
Átomos, umas particulas infimas, que foram unidas matematicamente pra chegar ao que hj sou eu , é vc, o mundo, a  familia, os amigos, até os seus hormonios [aqueles mensageiros quimicos que te deixam bobão quando vc está perto de alguem que ama].
Então, antes de me lamentar sobre o que não consegui fazer, pensono 'pequeno' trabalho que teve Deus pra organizar isso tudo.Ainda é tudo átomo.Apenas átomos...Algo que seria insignificante, se a obra da criação nao fosse perfeita, pois eu sou uma reunião de átomos que ama a vida e tudo que faz parte dela,intensamente.
Então, assim como um passaro, eu vou voar inconscientemente em 2011 com a certeza de que algo favoravel a minha sobrevivencia me espera.E foi por isso que eu escrevi de verde.
Dizem os crentes, que verde simboliza a 'esperança' e segundo a lenda da 'Caixa de Pandora", a esperança é a ultima que morre.Pra mim, ela não morre nunca.
E é com a esperança de que eu terei um ano lindo é que eu encho o meu espirito de paz e me proponho a não escrever nada demais no meu livro, apenas a coisa certa.



"HAPPY NEW YEAR"


Xo Xo

2 comentários:

  1. meningite? que tenso, tina =/ eu acho que o foda de viver é sobreviver, acontece tanta merda que torna tudo muito dificil =//

    e lá vem 365 paginas em branco! e bora fazer valer a pena escrever cada uma delas!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabéns pelo texto e lhe desejo que as folhas em branco de 2011 sejam escritas por você com as mais belas palavras e pintadas com as mais belas cores da vida.

    Paz e muito sucesso!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir