segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Então é Natal e o que você fez?!"

Estranho esse sentimento que só surge no fim do ano.
Vc olha pra trás, não literalmente, mas repensa em tudo que fez durante o ano que passou.
Coisas boas, coisas ruins...entenda-se por 'coisa', uma ação;Afinal, ninguém por aqui é Thomas Edson ou A. Santos Dummond.
No começo de um novo ano, depois de 'renascer' [é incrível o poder da meia noite do dia 31.12: vc morre pro ano anterior e nasce pro próximo.Surrealitè!] e respirar o ar da nova atmosfera , enche-se de animo: "Sim, este ano será diferente!".Todo mundo pensa isso!!
"Vou emagrecer, vou encontrar um amor, vou passar no vestibular [eu penso nisso há 5 anos!], vou ganhar dinheiro, vou ser mais presente...." e quando o ano acaba, vc vÊ q não foi bem assim.
Engordou uns kilinhos, encontrou alguns amores, mas não eram os SEUS amores, não passou no vestibular [ainda!!] , fez algumas dívidas e o tempo que teve a disposição de alguem, passou -o na frente de um computador.
Isso soa a desabafo?!Talvez... que fique bem claro: as pessoas são óbvias em suas atitudes.
Chegando o Natal, " a festa cristã, do velho e do novo, do amor como um todo", vc se assusta. "O que eu fiz durante todo esse ano q passou tãaao rápido??!Parece que nada." Esse sentimento é típico e é melhor nao se assustar mais com ele.Afinal, não deu pra fazer tudo o q vc queria e nem tudo saiu como vc desejou -veja bem: eu queria passar na Unicamp;sequer prestei o vestibular. -  pq vc se bastou em poucos desejos.Mas será q vc agradeceu por cada amanhecer?Do Natal do ano anterior, até esse foram 365 manhãs e 365 noites, diga-se de passagem , nenhuma delas ousou ser repetida.Em algumas choveu e estragou o seu programa, em outras, o clima foi tão favoravel q vc nao conseguiu esquecer até agora.E em todas, TODAS, vc respirava, andava , via, sentia...
Estou sendo unilateral!?Sim.Estou preconizando pessoas que não possuem dificuldades físicas ou neurologicas, ainda, levantando uma visão 'cor-de-rosa' de tudo.Mas sabe o q me intriga?Num continente como o nosso [América] , as pessoas em sua maioria nao ocupam os altos indices de Aids ou malária, nem temos indice de natalidade estabelecido pelo governo , nossos problemas são obesidade e depressão.Em outras palavras, estamos tão fartos que estamos entediados.Morrendo.E qdo isso se reflete?Especialmente no final do ano.Qdo vemos que nao alcançamos todos os objetivos ou ainda pq nao temos o poder da onipresença pra estar perto de todas as pessoas que gostariamos.
Ao inves de agradecer as dádivas diárias, nos fechamos em nossos quartos, comemos muito doce e entramos pra um desses indices miseráveis.
Não pedimos pra entrar na vida [eu acho..], mas uma vez nela, que tal fazer valer a pena?!
Hj, depois de um Natal abençoado e rumando pra um reveion maravilhoso, eu vou sair do meu quarto, ir pra rua, pagar contas, encontrar umas amigas e ir a um asilo.Por la eles não tem computadores pra lerem meu blog, mas tem mto calor humano, mta historia, mta vida.
A minha proposta pra 2011 é unica : quero viver!
E os meus sonhos fazem parte disso.Talvez emagrecer um pouco, encontrar um amor, ganhar dinheiro , passar no vestibular...

See U!

XoXo

3 comentários:

  1. Nossa, fantástico pensamento!
    Conseguiu descrever um pouco o que é a vida com sinceridade e singeleza.
    Parabéns e continue escrevendo, pois a vida tem os seus desafios e precisam ser a cada dia enfrentados para recebermos a verdadeira coroa da vitória.

    Beijos e feliz 2011!

    ResponderExcluir