segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O tamanho do egoísmo.




Freud dividiu a mente humana em 3 partes: Id, Ego e Super-ego.Definições basicas para 'inconsciente apaixonado', 'realidade óbvia' e 'culpa desregrada'.Tomando tais conceitos por base eu diria que o ser humano é puro "Id" e que por isso age muitas vezes inconscientemente em prol da sua satisfação.
Noto que quanto mais conheço as pessoas mais eu fico impressionada com o quanto elas cuidam de seus "umbigos", com o quanto olham só pra eles.
Os sentimentos são inatos às pessoas, inclusive aqueles que são considerados ruins, como a inveja.Acho que não existem bons ou maus sentimentos, existem seres pensantes com sentimentos.E eu não ligo pra o que as pessoas pensam, eu ligo pra o que as pessoas fazem com esses pensamentos.As ideias são como sementes, as pessoas como o solo, em contato prosperam.A atitude das pessoas é que separa sentimentos em vertentes opostas.E é depois de serem egoistas é que as pessoas decidem-se em como utilizar os seus sentimentos.
No dicionário 'egoismo' quer dizer "(ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar", em outras palavras , seria alimentar o seu próprio Id.Lembra do inconsciente apaixonado?A paixão trata-se de um desequilibrio.Por isso dizem q ela deixa o individuo cego, ele age impulsiva e desregradamente, não medindo o raio de consequencias posteriores.
Ao longo da historia isso fica nítido, depois de inumeras conquistas, quantas 'Alexandrias' foram criadas por Alexandre, quantos homens Cleópatra deixou aos seus pés por interesses financeiros, qtos impostos os senhores feudais cobraram, qtos indios os portugueses mataram, qta fumaça a Inglaterra produziu, enfim, qto dinheiro os politicos brasileiros já lavaram?!E qtas foram e são as pessoas prejudicadas por essas atitudes?
Ontem, em matéria no "Fantastico", foi relatada a aventura de um senhor de 46 anos, solteiro, sem filhos e alpinista, que resolveu, junto a uma amiga, escalar o monte Fitz Roy na fronteira entre o Chile e a Argentina.Depois de uma tempestade de neve, decidido a regressar , a corda em que se prendia arrebentou e ele caiu de uma altura de 20m.Longe de qqr posto de atendimento, sua companheira demorou 2 dias para chegar a cidade mais proxima e contatar a familia, uma irmã , que na manha de hj, junto as autoridades argentinas decidiu por cancelar o resgate :"Que ele fique na montanha, porque ele estava exercendo o ofício que ele mais gostava. E ele está no local que ele sonhou. Acho que ele gostaria mesmo de ficar por lá”.
A que ponto vai o egoísmo?!
É baseado na satisfação de suas próprias necessidades que nós não aprendemos o significado da palavra 'empatia', que é a capacidade de reconhecer ou compreender o estado de espirito ou emoção do outro.Se soubessemos [Qdo digo nós, falo na posição de um mero ser humano, como vc!], a história contaria outros fatos e talvez não estivessemos correndo para retardar o Aquecimento Global.
Concordo , nesse instante, com Rousseau qdo ele disse que o homem nasce bom e a natureza o corrompe, pois se não comessemos do fruto da árvore do conhecimento ao longo da vida, não perderiamos a nossa saúde para juntar dinheiro e no final da vida perderiamos o dinheiro para recuperar a saude.A necessidade do homem, no pico de sua jovialidade, de ser 'mais que o outro' o assassina em vida e mata muitos outros ao seu redor.
Num evento em que participei, o palestrante disse que as pessoas que tem um contato direto com Deus não se aflitam com seus anseios.Com isso fiquei medindo o quanto eu me torturo para alcançar meus propósitos, no quanto sou corrompida pelo estimulo que recebi aqui no Ocidente , no quanto sinto a necessidade de ter e ser o melhor que o outro ou do que eu posso realmente ser.

Lao-Tse recomendou “estar livre da avidez e de fantasias selvagens” (Capítulo 19 do Clássico sobre a Ética) e o Clássico da Medicina Interna recomenda “ manter uma mente pacífica e sem cuidados e libertar-se de desejos impróprios “ (Capítulo 1 das Questões Simples) como forma de prolongar a vida.
Para isso, cada um se deve convencer através do raciocínio, compreendendo bem e por si mesmo os prejuízos que o apego excessivo aos desejos pode provocar ao corpo humano. Ji Kang, que viveu há cerca de dois mil e quinhentos anos, escreveu no seu Tratado sobre a preservação da saúde que “ se uma pessoa mantém uma mente clara e tranquila, abstendo-se de desejos impróprios e compreendendo que fama e posição irão prejudicar a sua virtude, então não as procurará (de fato) em vez de apenas tentar suprimir as suas aspirações (sem o conseguir) “. Não basta tentar suprimir os desejos perturbadores: é necessário cultivar os valores éticos positivos de forma a mudar realmente a sua visão do mundo.
Estar livre de avidez e de fantasias selvagens permite uma atitude equilibrada em relação aos ganhos e perdas pessoais e ficar a salvo dos “seis males”: desejo excessivo de fama e de riqueza; de sexualidade e divertimento; de ouro, prata e outros tesouros; de comidas deliciosas; lisonja e arrogância; inveja e ciúme. Cada um dos “seis males perturbam a mente gerando vários tipos de ansiedade que impedem a mente de estar sossegada e em paz”. Os aborrecimentos e nervosismo daí resultantes perturbam a energia vital e esta o funcionamento dos orgãos, daí resultando um envelhecimento precoce ou mesmo o aparecimento de doenças graves.
Observei,ainda, que os 'Grandes Homens' da História foram aqueles que não viveram pra si , mas para os outros, como Dalai Lama, Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier e Mahatma Gandhi e conclui que não importa viver mil anos ou ter todo o dinheiro do mundo, o importante é viver bem, de forma próspera, empática.
Ao final do evento supra citado, o palestrante perguntou: "Vc, por onde tem passado, o que tem deixado?!"
Pensei a priori, num carimbo sem carbono, no entanto saí de lá com a convicção de que desse dia em diante o meu rastro será de 'caridade', aquele sentimento que Renato Russo mudou o nome quando escreveu "Monte Castelo" e o chamou 'amor', o verdadeiro antonimo de 'egoísmo'.
Read more...
XoXo

2 comentários:

  1. Olá,

    Gostei muito de passar por aqui. Fico lendo seus textos mais um pouco, te sigo e volto sempre...

    Gostei, inclusive, de sua "definição" de si mesmo... é isso ai...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Tina!
    Sinceramente? Acho que pouco importa o ocidente e o oriente, ninguém lá no Japão e afins consegue suportar o ritmo exaustivo a que eles também são postos.
    Equilíbrio é uma que nós mesmos criamos e aprendemos a lidar, a exercer! Cada um tem sua ferramenta para que possa tentar atingir o equilíbrio! A minha ferramenta é sempre parar, pensar e descansar! =D
    E o egoísmo, aliás, estou lendo um livro sobre, é o que nos fez chegar até aqui, se não fossemos egoístas, jamais seríamos quem somos! e é a nossa natureza mesmo, só temos que ter muito cuidado, e parar pra pensar um pouco no mundo, o que muita gente não faz, infelizmente =//

    adorei o post, tina!

    Te adoro!

    Beijosss

    ResponderExcluir