domingo, 15 de maio de 2011

Fariseus contemporâneos

Eu precisava escrever.
Sobre tudo ou sobre nada.
Precisava escrever, enfim.
Tem algo entalado aqui. que só as palavras escritas são capazes de expor.
Acho tipica aquela passagem bíblica, da quarta feira de cinzas, quando os fariseus são chamados de hipocritas por fazerem sacrificios e jejuns e usarem disso para justificar seu abastimento ou contar como são respeitosos.Com isso são chamados hipocritas.
Engraçado, hipocrisia ultimamente tem sido uma palavra comum no meu vocabulario.
Essa palavra, vinda do latim, significa 'ato de fingir ter crenças, virtudes, ideais e sentimentos qu e a pessoa na verdade nao possui'.
Observe como a hipocrisia é presente no nosso quotidiano:
Num periodo em que se fala tanto em sustentabilidade, vemos um Japão sendo destruido por forças naturais e um Portugal falindo e vemos a Inglaterra aumentar a familia real em um casamento simplista, que custou ao bolso real cerca de 80 milhoes de reais.Quero ressaltar, que a renda será enorme , principalmente dos bolsos dos turistas.Me indigna, entao, ouvir pessoas no mundo todo falarem de altruismo e gastarem tanto em uma cerimonia apenas e num país somente.Não compreendo.

Me sinto cada vez mais sufocada pela hipocrisia.
Pela tv que a vende, pelas pessoas que a disseminam , pela familia que a emprega e pelo espelho que a doa.
Eu vejo sorrisos hipocritas, ganho abraços hipocritas, ouço promessas hipocritas ... e sabe o que eu faço?!Uso uma armadura hipocrita pra sobreviver ao mundo.
Eu tento, sim, ser melhor onde quer que eu esteja,mas eu ja descobri que não sou sozinha no mundo e antes que a seleçao natural me carregue, eu preciso me fortalecer.Coisa Lamarkista, não?!Mas ate Darwin recorreu a Lamark no final da vida.
Ninguem nasceu capacitado a viver nesse vasto mundo, mas apreendeu isso.E ao contrario do que aprendemos nas bancadas das escolas, o Código de Hamurabi não caiu.É olho por olho e dente por dente em qualquer instancia.
Assisti bestializada, dias atras, um pais inteiro festejar a morte de um suposto inimigo.Isso me lembra um daqueles filmes ruins sobre extraterrestres, quando o 'chefão' é morto, todos os abduzidos voltam.Será que os mais de 2 mil mortos ressuscitaram?A dor de suas familias diminuiu?
Ao contrario, mais um foi morto.
De um lado vemos inumeras propagandas nos dizendo o quanto nao devemos comer gordura pra proteger nosso coração e do outro, essa mesma midia, nos incitando à vingança.Acho que Osama Bin Laden praticou alguma especie de 'bullyng' aos EUA, afinal , isso justificaria a atitude hipocrita e vingativa dos norte americanos.
Dias atras, eu comentava que enquanto o ser humano  respeitasse a vida, haveria esperança na humanidade.E agora?
Tenho medo pelos meus filhos.
Por aqueles que ainda nao tenho.
Deles não terem fé.
Porque enquanto muitos vendem um falso moralismo baratos, outros, como eu , perdem o sono porque querem reformas.
Chuto a traseira da hipocrisia nesse momento.
De que me valem titulos , altas notas, um milhao de amigos, se nada disso tem essencia.
Preciso de Deus, de uma amiga de infancia, de um capuccino caprichado e de uma boa noite de sono...

Nenhum comentário:

Postar um comentário