sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

IMUNIDADE



                                         Choro todas as vezes que eu assisto.




    Certo dia, uma amiga e eu conversávamos sobre 'paixão' quando ela me disse que 'nem eu, nem ninguém está imune a esse sentimento da natureza humana'.
Eu discordei.Ainda completei dizendo que depois de uma série de 'paixões mal resolvidas' o mínimo que eu deveria estar era imune aos 'canalhas da vida'.

Depois de assistir vários noticiários essa semana, entretanto, me peguei questionando: "Como ser imune à natureza?!"
Plagiando José Saramago [se é que o posso!] "... a natureza é um prestidigitador barato.(...)", somos totalmente vulneráveis a ela.

É impossível não se comover diante dessa catástrofe natural que ocorreu no estado do RJ, durante o começo dessa semana.Reservo uma parte especial do meu blog para abrir o meu coração e dizer:
"Estou sofrendo junto, como se a minha casa tivesse sido destruida, como se os meus parentes tivessem morrido, como se os meus vizinhos tivessem me jogado uma corda no último instante.Está doendo saber que nem eu, nem ninguém estamos imunes..."

Rezo pra que esse pesadelo acabe.E logo!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O tamanho do egoísmo.




Freud dividiu a mente humana em 3 partes: Id, Ego e Super-ego.Definições basicas para 'inconsciente apaixonado', 'realidade óbvia' e 'culpa desregrada'.Tomando tais conceitos por base eu diria que o ser humano é puro "Id" e que por isso age muitas vezes inconscientemente em prol da sua satisfação.
Noto que quanto mais conheço as pessoas mais eu fico impressionada com o quanto elas cuidam de seus "umbigos", com o quanto olham só pra eles.
Os sentimentos são inatos às pessoas, inclusive aqueles que são considerados ruins, como a inveja.Acho que não existem bons ou maus sentimentos, existem seres pensantes com sentimentos.E eu não ligo pra o que as pessoas pensam, eu ligo pra o que as pessoas fazem com esses pensamentos.As ideias são como sementes, as pessoas como o solo, em contato prosperam.A atitude das pessoas é que separa sentimentos em vertentes opostas.E é depois de serem egoistas é que as pessoas decidem-se em como utilizar os seus sentimentos.
No dicionário 'egoismo' quer dizer "(ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar", em outras palavras , seria alimentar o seu próprio Id.Lembra do inconsciente apaixonado?A paixão trata-se de um desequilibrio.Por isso dizem q ela deixa o individuo cego, ele age impulsiva e desregradamente, não medindo o raio de consequencias posteriores.
Ao longo da historia isso fica nítido, depois de inumeras conquistas, quantas 'Alexandrias' foram criadas por Alexandre, quantos homens Cleópatra deixou aos seus pés por interesses financeiros, qtos impostos os senhores feudais cobraram, qtos indios os portugueses mataram, qta fumaça a Inglaterra produziu, enfim, qto dinheiro os politicos brasileiros já lavaram?!E qtas foram e são as pessoas prejudicadas por essas atitudes?
Ontem, em matéria no "Fantastico", foi relatada a aventura de um senhor de 46 anos, solteiro, sem filhos e alpinista, que resolveu, junto a uma amiga, escalar o monte Fitz Roy na fronteira entre o Chile e a Argentina.Depois de uma tempestade de neve, decidido a regressar , a corda em que se prendia arrebentou e ele caiu de uma altura de 20m.Longe de qqr posto de atendimento, sua companheira demorou 2 dias para chegar a cidade mais proxima e contatar a familia, uma irmã , que na manha de hj, junto as autoridades argentinas decidiu por cancelar o resgate :"Que ele fique na montanha, porque ele estava exercendo o ofício que ele mais gostava. E ele está no local que ele sonhou. Acho que ele gostaria mesmo de ficar por lá”.
A que ponto vai o egoísmo?!
É baseado na satisfação de suas próprias necessidades que nós não aprendemos o significado da palavra 'empatia', que é a capacidade de reconhecer ou compreender o estado de espirito ou emoção do outro.Se soubessemos [Qdo digo nós, falo na posição de um mero ser humano, como vc!], a história contaria outros fatos e talvez não estivessemos correndo para retardar o Aquecimento Global.
Concordo , nesse instante, com Rousseau qdo ele disse que o homem nasce bom e a natureza o corrompe, pois se não comessemos do fruto da árvore do conhecimento ao longo da vida, não perderiamos a nossa saúde para juntar dinheiro e no final da vida perderiamos o dinheiro para recuperar a saude.A necessidade do homem, no pico de sua jovialidade, de ser 'mais que o outro' o assassina em vida e mata muitos outros ao seu redor.
Num evento em que participei, o palestrante disse que as pessoas que tem um contato direto com Deus não se aflitam com seus anseios.Com isso fiquei medindo o quanto eu me torturo para alcançar meus propósitos, no quanto sou corrompida pelo estimulo que recebi aqui no Ocidente , no quanto sinto a necessidade de ter e ser o melhor que o outro ou do que eu posso realmente ser.

Lao-Tse recomendou “estar livre da avidez e de fantasias selvagens” (Capítulo 19 do Clássico sobre a Ética) e o Clássico da Medicina Interna recomenda “ manter uma mente pacífica e sem cuidados e libertar-se de desejos impróprios “ (Capítulo 1 das Questões Simples) como forma de prolongar a vida.
Para isso, cada um se deve convencer através do raciocínio, compreendendo bem e por si mesmo os prejuízos que o apego excessivo aos desejos pode provocar ao corpo humano. Ji Kang, que viveu há cerca de dois mil e quinhentos anos, escreveu no seu Tratado sobre a preservação da saúde que “ se uma pessoa mantém uma mente clara e tranquila, abstendo-se de desejos impróprios e compreendendo que fama e posição irão prejudicar a sua virtude, então não as procurará (de fato) em vez de apenas tentar suprimir as suas aspirações (sem o conseguir) “. Não basta tentar suprimir os desejos perturbadores: é necessário cultivar os valores éticos positivos de forma a mudar realmente a sua visão do mundo.
Estar livre de avidez e de fantasias selvagens permite uma atitude equilibrada em relação aos ganhos e perdas pessoais e ficar a salvo dos “seis males”: desejo excessivo de fama e de riqueza; de sexualidade e divertimento; de ouro, prata e outros tesouros; de comidas deliciosas; lisonja e arrogância; inveja e ciúme. Cada um dos “seis males perturbam a mente gerando vários tipos de ansiedade que impedem a mente de estar sossegada e em paz”. Os aborrecimentos e nervosismo daí resultantes perturbam a energia vital e esta o funcionamento dos orgãos, daí resultando um envelhecimento precoce ou mesmo o aparecimento de doenças graves.
Observei,ainda, que os 'Grandes Homens' da História foram aqueles que não viveram pra si , mas para os outros, como Dalai Lama, Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier e Mahatma Gandhi e conclui que não importa viver mil anos ou ter todo o dinheiro do mundo, o importante é viver bem, de forma próspera, empática.
Ao final do evento supra citado, o palestrante perguntou: "Vc, por onde tem passado, o que tem deixado?!"
Pensei a priori, num carimbo sem carbono, no entanto saí de lá com a convicção de que desse dia em diante o meu rastro será de 'caridade', aquele sentimento que Renato Russo mudou o nome quando escreveu "Monte Castelo" e o chamou 'amor', o verdadeiro antonimo de 'egoísmo'.
Read more...
XoXo

sábado, 1 de janeiro de 2011

It's Over!

Sim, acabou!Agora é 2011...
Tenho a impressão de que recebi um pacote com 365 folhas sem pauta ebrancas pra preenchê-las.Alem do que, ontem a noite, eu joguei um pacote, tbm de 365 folhas no meu arquivo.Essas no entanto, eram diversas: amareladas, rasgadas, perfumadas...folhas.
O livro com a capa entitulada '2010' não chama muito a atenção, entretando na sua última pagina havia reticencias... Aí comecei a escrever o próximo.
Meu 23° livro, se assim posso metaforizar.

Lembro de Drummond:

 "Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?"





O que escrever?!

...


Um livro como esse não é premeditado.
Impossivel!
Até mesmo pq no teatro da vida, ensaios não são permitidos.
E porque "viver" é um verbo transitivo direto [ou seja, ele é um verbo de ação] eu só posso viver, 'vivendo'.E ainda que eu o passe para a voz passiva, continuarei a ser a agente da ação : "a minha vida é vivida por mim".
Já se deu conta de tamanha responsabilidade?
Manter o nivel de oxigenio, gas carbonico, sodio , potassio, vitaminas, ATP, proteinas, agua, nitratos equiligrados no organismo, o coração batendo, o cerebro funcionando, os musculos em movimento, os olhos enxergando, os ouvidos ouvindo, a pele sentindo, os linfocitos resistindo, enfim, a 'máquina da sua vida' funcionando em dia,não é tarefa nem um pouco fácil.Ainda mais porque a seleção natural está agindo impiedosamente 'lá fora': há varias colunas de pressao sobre a sua cabeça, há competidores ferrenhos querendo te eliminar, como bacterias, virus , fungos e pessoas [como diria minha avó, confie nelas DESCONFIANDO!], há objetos cortantes, aviões no céu, animais peçonhentos....Oops!Acho q me esqueci de um detalhe trivial :há mais vida lá fora'.
E cá entre nós, se a tarefa fosse mesmo tão dificil assim, o que vc e eu estariamos fazendo aqui agora?Já pensou nisso?
O mais dificil já foi feito, já foi criado.Antes mesmo que vc ou eu estivessemos aqui, as respostas pra tudo já haviam sido encontradas.Nota-se que num livro escrito ha mais de 4 mil anos "Eclesiastes" há algo escrito assim: "Nada daquilo que o homem descobriu sobre a terra era inexistente", ou seja, recebemos tudo pronto.Ainda ha pouco, ouvi alguem dizer que os passaros não se preocupam com a sua sobrevivencia, eles voam atras daquilo q precisam.Por quê? Pq algo ja os espera.
Portanto, para 2011, eu sugiro a paz.
Paz?
Sim.
"Huun...é mesmo!Tomara que os EUA retire as sua tropas do Iraque e ...."
Nãaaao.Essa é mais uma paz que eu quero, mas a PAZ  q eu quero e que eu desejei pra muita gente nessas ultimas semanas é paz de espirito , aquela que deixa o coração em silencio.

[Convido a parar um instante e lembrar em que momento de 2010 essa sensação esteve presente.]

Quando vc tem paz, raciocina e quando raciocina, não erra.
Assim, PAZ será a primeira palavra que eu escreverei no meu livro, pois como diria Thomaz A. Edson "Talento é 1% inspiração e 99% transpiração".O meu livro poderá não ser o best-seller do ano, mas hj , ao iniciá-lo, eu acredito no seu final , no fato de que estarei apta a dar-lhe continuidade por muito tempo.
Só quem tem uma vida sabe o quanto ela é importante.Isso soa obvio?Então deixe -me dividir o episódio dessa 1° manhã de 2011.
Minha mãe contou-nos uma de suas recordações: Tadeu, o seu 1° filho q morreu aos 7 meses com meningite[confesso q ela ainda não superou isso, apesar de fazer 34 anos].


"Em 1° de janeiro de 1977 amanheceu um dia sem nuvens, o ceu estava azul e o dia convidativo a um passeio.Foi o 1° do Tadeu, q tinha 4 meses.Moravamos na roça, então não acostumavamos a sair com frequencia, ainda mais pq o risco de que a criança adoecesse era eminente.Quando cheguei na casa da tia Maria, todos fizeram uma festa quando me viram com ele.Todo dia 1° tem a sua beleza e a sua saudade..."




Pode ser que nem tudo deu certo ano passado e que eu tenha sentido muita raiva disso, ou ainda que eu tenha milhares de motivos pra desistir de ter um futuro legal e começar 2011 numa deprê danada.Mas a minha vida não é só minha e nem é tão dificil de viver assim.Sabe o papo de que tudo ja foi feito?O mais dificil, pelo menos, já foi.Já ouviu um lance sobre a "sopa dos mares"?Aquele negócio sobre a atmosfera primitiva?Pois bem, era tudo um aglomerado de átomos no ínicio da criação.
Pense na magnitude da coisa.
Átomos, umas particulas infimas, que foram unidas matematicamente pra chegar ao que hj sou eu , é vc, o mundo, a  familia, os amigos, até os seus hormonios [aqueles mensageiros quimicos que te deixam bobão quando vc está perto de alguem que ama].
Então, antes de me lamentar sobre o que não consegui fazer, pensono 'pequeno' trabalho que teve Deus pra organizar isso tudo.Ainda é tudo átomo.Apenas átomos...Algo que seria insignificante, se a obra da criação nao fosse perfeita, pois eu sou uma reunião de átomos que ama a vida e tudo que faz parte dela,intensamente.
Então, assim como um passaro, eu vou voar inconscientemente em 2011 com a certeza de que algo favoravel a minha sobrevivencia me espera.E foi por isso que eu escrevi de verde.
Dizem os crentes, que verde simboliza a 'esperança' e segundo a lenda da 'Caixa de Pandora", a esperança é a ultima que morre.Pra mim, ela não morre nunca.
E é com a esperança de que eu terei um ano lindo é que eu encho o meu espirito de paz e me proponho a não escrever nada demais no meu livro, apenas a coisa certa.



"HAPPY NEW YEAR"


Xo Xo